5 de novembro de 2016



A tão prometida nova montanha-russa de 10 inversões que está aguardando montagem desde 2011 no Hopi Hari não terá um final feliz - pelo menos para os brasileiros. Após muitas negociações, no início de setembro foi definido que ela deixará o Brasil e seguirá direto para o outro lado do oceano: na Malásia. As informações são da edição novembro/dezembro 2016 da revista Parkworld.


Confira a tradução:

"Montanha-russa do Hopi Hari abrirá finalmente... na Malásia!

Há apenas alguns meses da inauguração, o parque Malaysia's Movie Animation Park Studios (MAPS) adquiriu uma montanha-russa de 10 inversões - similar a da foto ao lado. O equipamento da Intamin foi originalmente enviado ao Hopi Hari em São Paulo, Brasil, mas nunca construído. Graças a uma negociação feita pela Interlink no Reino Unido, a montanha-russa ganhará uma nova casa no MAPS. Localizado na cidade de Ipoh, os 52 acres do parque, pertencente a Sanderson, está previsto para abrir no próximo mês, com áreas dedicadas a animações como Os Smurfs, Gasparzinho, Megamente, As Aventuras de Peabody e Sherman e Boboiboy. Prevê-se que a montanha-russa será aberta em uma data posterior."

Clique aqui e confira a matéria original.

Montanha-russa não pertence ao Hopi Hari desde 2014

Segundo a ata de uma assembléia realizada em 23 de dezembro de 2014, a montanha-russa foi repassada ao empresário César Augusto Federmann como forma de pagamento de uma dívida milionária. Em troca foi celebrado um acordo de locação do equipamento, ou seja: por mais que a montanha-russa não pertencesse mais ao parque, ela poderia ser montada e aberta ao público desde que seguido obrigações previstas por contrato - o que não aconteceu.

Após alegar descumprimento do contrato por parte do Hopi Hari, César acionou a justiça e conseguiu no último mês de julho o direito de remover o equipamento do parque. As peças foram posteriormente armazenadas nas dependências do Shopping SerrAzul (ao lado do parque) - na qual o empresário é diretor - abrindo a possibilidade de negociações com outros parques.


Montanha-russa foi retirada do parque em julho/2016

Nova atração fazia parte de um pacote de investimento de R$ 150 milhões

A nova montanha-russa foi anunciada em outubro de 2011 na ABAV - Feira das Américas, Rio de Janeiro, como parte de um pacote de investimento de R$ 150 milhões que além dela incluía a revitalização do parque através da reforma de duas áreas temáticas - Infantasia e Aribabiba - baseado num contrato de licenciamento com a Warner Bros. Consumer Products.

As primeiras peças chegaram ao parque em dezembro daquele mesmo ano e o Hopi Hari Mania mostrou elas ao Brasil em primeira mão. A primeira previsão de inauguração era para abril de 2012 na área temática de Wild West. A montanha-russa foi fabricada pela Intamin (Suíça) - uma das maiores fabricantes de atrações para parques no mundo - com exclusividade para o Hopi Hari e seria a primeira montanha-russa de 10 inversões segunda geração da fabricante.

Ilustração feita exclusivamente para o projeto do Hopi Hari




Obras no terreno que abrigaria a montanha-russa, em 2012

Novamente o Hopi Hari inauguraria uma atração recordista: a montanha-russa com o maior número de inversões (loopings) do mundo. Lembrando que a Montezum também foi destaque quando inaugurada, considerada a quinta maior montanha-russa de madeira do mundo na época.

Especificações da 10 inversões Modelo 2012:

- Trilhos de aço;
- Atinge velocidade máxima de 86 km/h;
- A primeira subida é feita de uma altura de 33 metros;
- Grau de subida: 30 graus;
- Grau de descida: 45 graus;
- O percurso de 875 metros;
- Tempo de passeio: 140 segundos (2'20);
- Atração funciona com 2 trens.

Novidades no modelo de 2012 da nova montanha-russa de 10 inversões que diferenciam dos modelos antigos da "10 inversion" presentes no mundo e inferiores ("8 inversion"):

- Nova descida imediata curvada;
- Trilhos triangulares em quase todo o percurso, menos entre o loop e cobra roll;
- Trilhos mais largos com 90 cm;
- Suportes retangulares;
- Lift (subida) por sistema de cabo de aço com velocidade a 20 km/h em uma altura de 33 metros;
- Novo modelo de trens com o novo tipo de travas da Intamin.

Projeto da montanha-russa recriado em simulador para o Hopi Hari Mania


Vídeo demonstração:

Recorde com dias contados

A nova montanha-russa do Hopi Hari, considerada recordista mundial pelo número de inversões, perdeu seu título antes mesmo de ser inaugurada. Em maio de 2013 o parque Alton Towers, na Inglaterra, inaugurou a montanha-russa The Smiler com nada menos que 14 inversões - quatro a mais que a do Hopi Hari - com um layout ambicioso fabricado pela concorrente da Intamin: a Gerstlauer (Alemanha). Lembrando que caso inaugurada a tempo a atração do Hopi Hari teria o recorde dividido com mais outros 3 parques ao redor do mundo, que já possuíam montanha-russas semelhantes.

O Hopi Hari Mania foi até a Inglaterra na época conferir a nova montanha-russa de 14 inversões. Confira algumas fotos:

Montanha-russa de 14 inversões no Alton Towers, Inglaterra

Final não tão feliz

A novidade do Hopi Hari seria uma das atrações mais importantes do parque e desempenharia um importante fator de alavancagem da visitação e receita da companhia. Porém finalmente, após 5 anos de espera, a história da nova montanha-russa do Hopi Hari está chegando ao fim sem um final feliz para os fãs do parque e os brasileiros amantes de adrenalina.

O que nos resta agora é aguardar um futuro promissor ao país mais divertido do mundo e que haja novas oportunidades do Hopi Hari nos presentear com uma nova atração um dia.

Nova Montanha-Russa - Hopi Hari

Texto: Hopi Hari Mania.

Nossas redes sociais:
Facebook: /hopiharimania
Twitter: @hopiharimania
Instagram: @hopiharimania

© 2008-2017 Hopi Hari Mania é um fã site independente. O conteúdo aqui publicado não necessariamente reflete a opinião da marca Hopi Hari.